terça-feira, 18 de maio de 2010

PESQUISA ATMOSFÉRICA - DO RIO DE JANEIRO À ANTÁRTICA


Elaine Alves dos Santos

Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Colaborador do projeto O Papel dos Aerossóis nos Processos Biogeoquímicos e nas Alterações Climáticas no Trecho Atlântico Sul – Península Antártica (CNPq). Coordenador prof. Dr. Heitor Evangelista da Silva.


Sou bióloga e atualmente aluna de doutorado do programa pós-graduação em Biociências na UERJ. Desde a Iniciação Científica desenvolvo minha pesquisa no Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais (LARAMG) na UERJ e sou orientada pelo prof. Dr. Heitor Evangelista da Silva. A minha contribuição para o projeto durante as 4 expedições científicas que participei consistiu principalmente na coleta de aerossóis (partículas suspensas na atmosfera, com alta mobilidade intercontinental).
Todas as linhas temáticas de pesquisa desenvolvidas pelo LARAMG estão relacionadas às mudanças globais do clima e conexões com a América do Sul. A contribuição do LARAMG envolve estudos sobre a química e a física da baixa atmosfera, os testemunhos de gelo antártico e o balanço de massa das geleiras. As atividades de pesquisa são desenvolvidas Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e a bordo do Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel pertencente à Marinha do Brasil que está sendo substituído pelo Navio Polar Almirante Maximiano. A área geográfica de atuação do projeto é a região do Atlântico Sul (Rio de Janeiro-Patagônia) e Antártica. O fomento da pesquisa e a logística do projeto provêm do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
A seguir algumas fotos de momentos da pesquisa de coleta atmosférica no Navio e também nas proximidades da EACF.
Figura 1. A Bordo do NApOc Ary Rongel realizamos a coleta atmosférica no percurso Rio De Janeiro – Antártica (2009).
                                                    
      Figura 2. Uma das atividades a bordo: Momento de troca dos cartuchos e filtros utilizados para a coleta de dados. (Camila Burigo Marin/2009).

Figura 3. Momento de caminhada durante o verão antártico - Punta Plaza, proximidades da EACF. (Ester Hansen/2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário